Palestrantes

MARCELA GUASTALLI BARBIERI
Bacharel em Ciências dos Alimentos, pela ESALQ/USP; e Mestre em Administração, com ênfase em Agronegócio, também pela ESALQ/USP. Pesquisadora do projeto Hortifruti Brasil, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), com foco no mercado nacional e internacional de frutas, dentre elas a banana.

IVAN DAGOBERTO FAORO
Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 1983. Possui Mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa, em 1989, e Doutorado em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 2009. Trabalha há 42 anos na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina/Epagri, na Estação Experimental de Caçador “José Oscar Kurtz”, em Caçador, Santa Catarina. Foi professor do curso de Agronomia durante 16 anos. Atua na área de genética e melhoramento da macieira e da pereira há 32 anos. Lançou a primeira cultivar de pereira asiática criada no Brasil em 2017, a cv. Carolina. Nos últimos seis anos lançou três novos cultivares de macieira. Participou de diversos livros e possui vários artigos publicados no Brasil e no exterior.

TATIANA CANTUARIAS-AVILÉS
Engenheira agrônoma, pesquisadora e consultora na cultura do abacateiro, com graduação no Chile pela Pontifícia Universidade Católica de Valparaiso, mestrado em Israel pela Hebrew University of Jerusalem e doutorado e pós-doutorado pela Escola Superior de Agricultura Luiz No Brasil atua nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiânia e Bahia, apoiando à indústria local de abacates em diferentes níveis, desde a assessoria agronômica em todos os manejos relacionados com a produção, até a execução de projetos de implantação de pomares. Junto com a equipe do Núcleo de Pesquisas Aplicadas em Abacateiros da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) de Piracicaba/SP, planeja e executa projetos de pesquisa aplicada relacionados com diversos manejos fitotécnicos das variedades brasileiras de abacate e da variedade ʻHassʼ.

JOSÉ OTÁVIO MENTEN
Professor Sênior da USP/ESALQ, membro do Comitê de Patologia de Sementes (COPASEM) da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES), Presidente do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), sócio da AGROPROTECT Consultoria em Defesa Vegetal e do Instituto Plant Care Pesquisas Agrícolas, Investidor e Advisor Técnico em Fitopatologia e Nematologia da Pragas.com Insumos Biológicos e Investidor e Advisor para Assuntos Regulatórios da Life Biological Control, membro do Conselho Superior do Agronegócio (COSAG/FIESP), Conselheiro do Clube de Campo de Piracicaba (CCP) e membro do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba). Engenheiro Agrônomo, Mestre em Fitopatologia, Doutor em Agronomia, Livre Docente em Proteção de Plantas, Pós-doutorado em Resistência e Epidemiologia (Holanda), Patologia de Sementes (Dinamarca) e Biotecnologia (Inglaterra). Realizou cursos de especialização sobre Cultura do Feijoeiro (Colômbia) e Melhoramento de Plantas (Áustria). Foi membro e Presidente do Conselho Curador da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ). Foi pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), da EMBRAPA, do CENA (USP) e do CNPq. Trabalhou no programa Feijão / Fitopatologia do CIAT/Colômbia e foi Perito Internacional da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) na Áustria e Venezuela. Foi Coordenador do Curso de Engenharia Agronômica da USP/ESALQ, representante da USP no CREA-SP, na Comissão de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária no Estado de São Paulo (CESESP) e no MAPA. Foi Professor da UNIMAR (Marília - SP) e da UNIPINHAL (Espírito Santo do Pinhal - SP), Bolsista da FAPESP, CAPES, British Council / Inglaterra e DANIDA/Dinamarca. É autor de 6 livros, 11 capítulos de livros, 173 artigos científicos e 99 artigos técnicos. Foi orientador de 17 estudantes de Doutorado, 29 de Mestrado, 19 de Especialização, 48 de iniciação científica e 23 de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Também foi Diretor Executivo da Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF). Em Piracicaba foi Vereador, Secretário da Agricultura, Secretário do Meio Ambiente e Diretor do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP).

SÉRGIO DONATO
Engenheiro Agrônomo (UFV, 1991), com Licenciado em Agricultura (UTFPR, 1997), Especialização, Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes (UFPel, 2004), Doutorado em Fitotecnia (UFV, 2007) e estágio de Pós-Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas (UFV, 2019). Tem 34 anos de experiência com bananicultura considerando produção, ensino, pesquisa e extensão. Foi Delegado Suplente (2010-2022), Titular (2022-2024) do Brasil na ACORBAT Internacional, Associação para Cooperação em Pesquisa e Desenvolvimento Integral das Musáceas e desde abril de 2024 integra o Comitê Diretivo da ACORBAT. É Professor Titular do Instituto Federal Baiano, onde atua como docente permanente do Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal no Semiárido da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e bolsista do CNPq. Atua como palestrante em eventos regionais, nacionais e internacionais.

RODRIGO M. BOARETTO
Pesquisador Científico do Instituto Agronômico (IAC). Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ/USP, Doutor em Ciências pelo CENA/USP, Pesquisador Visitante na University of California-Davis. Tem experiência nas áreas de Fertilidade do Solo e Nutrição Mineral de Plantas, atuando principalmente nos temas: citricultura, nutrição mineral, fertirrigação e adubação foliar. Publicando inúmeros artigos científicos na área e é um dos editores do Boletim 100: Recomendações de adubação e calagem para o Estado de São Paulo. Pesquisador Científico do Centro de Citricultura Sylvio Moreira - Instituto Agronômico (IAC). Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ/USP, Doutor em Ciências pelo CENA/USP, Pesquisador Visitante na University of California-Davis. Tem experiência nas áreas de Fertilidade do Solo e Nutrição Mineral de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: citricultura, nutrição mineral, absorção e mobilidade de nutriente, fertirrigação, adubação foliar e uso de isótopos. Orientador do Curso de Pós-Graduação em Agricultura Tropical e Subtropical do IAC. Já publicou mais de 60 artigos científicos, mais de 20 capítulos de livros e é um dos editores do Boletim 100: Recomendações de adubação e calagem para o Estado de São Paulo. Revisor de 10 periódicos. Assessor científico ad hoc da Fapesp e CNPq.

LUÍS HENRIQUE BASSOI
Engenheiro agrônomo (ESALQ / USP). Mestre em Agronomia / Irrigação e Drenagem (FCA / Unesp). Doutor em Ciências (CENA / USP). Pós-Doutorado no Hydrology Program (University of California, Davis, USA). Pesquisador da Embrapa Semiárido, em Petrolina, PE, entre 1994 e 2015, quando então passou a atuar na Embrapa Instrumentação, em São Carlos, SP. Membro do corpo docente e orientador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Faculdade de Ciências Agronômicas, Unesp, campus de Botucatu. Desenvolve trabalhos de pesquisa em física do solo, manejo de irrigação, fertirrigação, uso da água na agricultura e agricultura de precisão.

MESSIAS GONZAGA PEREIRA
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa -UFV (1979), mestrado em Genética e Melhoramento também pela UFV (1983) e doutorado em Plant Breeding - Iowa State University (1993). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e Sócio Proprietário da Empresa AGRO INNOVA ANÁLISES GENÉTICAS LTDA. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: melhoramento, mamoeiro, milho, feijão, soja, cacau, seleção recorrente e marcadores de DNA. É Pesquisador de Produtividade 1A do CNPq. Orientou 30 teses de doutorado, 15 dissertações de mestrado, 11 de Iniciação Científica e supervisionou 12 pós-doutores. Publicou 276 artigos científicos e é o autor principal de 21 híbridos de mamão, 06 híbridos de milho e duas variedades de feijão. É co-autor de variedades de soja, híbridos de milho-pipoca e variedade de maracujá. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas (2009-2011); Presidente do 6 Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas - 2011; e Coordenador de Ciências Agrárias junto à FAPERJ (até setembro de 2024).

Grazielle Furtado Moreira
FG Consultoria Agrícola. Bióloga, Dra. Em Entomologia Agrícola. Bióloga e mestre em Entomologia pela Universidade Federal de Lavras, doutora em Entomologia Agrícola pela Unesp/FCAV. Foi coordenadora de produção e coordenadora de desenvolvimento de macrobiológicos na Promip. Professora substituta no IF Baiano e IF Espírito Santo e professora horista na UNASP/EC. Atualmente é proprietária e consultora em manejo integrado de pragas, com foco em monitoramento e controle biológico, principalmente nas culturas do abacate e café.

Ricardo Harakava
Pesquisador Científico, Laboratório de Biologia Molecular Aplicada, Instituto Biológico Biólogo (USP), mestrado em Microbiologia Agrícola (ESALQ-USP), PhD Plant Pathology (University of Florida) Áreas de atuação: Fitopatologia, Biologia Molecular, Controle Biológico

Sérgio Ituo Masunaga
Engenheiro Agrônomo, formado em julho de 1990, Fundação Pinhalense de Ensino. Estagio de 1 ano no Japão, ano de 2005, Produção de Uvas Finas, Frutas de Caroço, Dekopon. Estágio de 30 dias, Estação Experimental de Caqui no Japão em OUT 2012. Consultor em frutas de clima sub tropical e temperado.

Andreza Cerioni Belniaki
Engenheira Agrônoma e doutora em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente, é supervisora na Kolecti, onde lidera o desenvolvimento de tecnologias de Polinização Suplementar para espécies florestais, grandes culturas e fruticultura. Sua experiência inclui pesquisas e testes realizados em diversas espécies e estados do Brasil, além de capacitação com uma empresa suíça especializada em controle de qualidade de pólen. Andreza é membro do Comitê de Sementes Florestais da ABRATES (Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes) e autora de 12 artigos publicados na área de produção vegetal, além de comunicados técnicos e participações em diversos congressos.

Vitor Sawanaka Vital
Engenheiro Mecânico formado pela Universidade da Califórnia, Riverside. Atua como Coordenador de Tecnologia de Sensoriamento na Kolecti, onde lidera o desenvolvimento de mercado e a implementação do produto "Cartographer" da tecnologia australiana Green Atlas, em mais de 10 espécies frutícolas no Brasil.

Miguel Dita
É Engenheiro Agrônomo - Universidad Central de Las Villas, Cuba (1995); MSc em Biotecnologia Vegetal - Universidad Central de Las Villas, Cuba (1998); Doutor em Fitopatologia - Universidade Federal de Viçosa-Brasil (2003); Pós-Doutorado em Biotecnologia Vegetal, Instituto de Agricultura Sostenible (IAS-CSIC), Espanha (2004-2006); Pós-Doutorado em Fitopatología Molecular no Plant Research International, Holanda (2008-2009). Foi Pesquisador A da Embrapa Mandioca e Fruticultura desde o 2006 até 2020. Atuou como pesquisador e coordenador para América Latina e o Caribe do Programa Commodities Systems & Genetic Resources de Bioversity International (2010-2013). Atualmente é Pesquisador Sénior de Bioversity International, Lotado no Centro Internacional de Agricultura Tropical, - CIAT, em Cali, Colômbia. Tem experiência em Agricultura Tropical com ênfase em manejo de doenças de plantas. Suas áreas de interesse são: Saúde de plantas e do solo, Interação Planta-Microrganismos; Resistência a Doenças em Plantas, Manejo de Patógenos do Solo e Uso da Agrobiodiversidade para o Desenho e Manejo de Sistemas de Alimentares Sustentáveis.

APOIADORES

Contato Para Dúvidas
- inscricoes@aconteceeventos.com.br
- (51) 99194-9504
Horário de Atendimento
De segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30. Retorno em até 48hrs (exceto finais de semana e feriados).
Patrocínios/Comercial
- matheustavares@aconteceeventos.com.br
- (51) 99488-5462