Palestrantes

MARCELA GUASTALLI BARBIERI

Bacharel em Ciências dos Alimentos, pela ESALQ/USP; e Mestre em Administração, com ênfase em Agronegócio, também pela ESALQ/USP. Pesquisadora do projeto Hortifruti Brasil, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), com foco no mercado nacional e internacional de frutas, dentre elas a banana.

IVAN DAGOBERTO FAORO

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 1983. Possui Mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa, em 1989, e Doutorado em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Federal de Santa Catarina, em 2009. Trabalha há 42 anos na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina/Epagri, na Estação Experimental de Caçador “José Oscar Kurtz”, em Caçador, Santa Catarina. Foi professor do curso de Agronomia durante 16 anos. Atua na área de genética e melhoramento da macieira e da pereira há 32 anos. Lançou a primeira cultivar de pereira asiática criada no Brasil em 2017, a cv. Carolina. Nos últimos seis anos lançou três novos cultivares de macieira. Participou de diversos livros e possui vários artigos publicados no Brasil e no exterior.

TATIANA CANTUARIAS-AVILÉS

Engenheira agrônoma, pesquisadora e consultora na cultura do abacateiro, com graduação no Chile pela Pontifícia Universidade Católica de Valparaiso, mestrado em Israel pela Hebrew University of Jerusalem e doutorado e pós-doutorado pela Escola Superior de Agricultura Luiz No Brasil atua nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiânia e Bahia, apoiando à indústria local de abacates em diferentes níveis, desde a assessoria agronômica em todos os manejos relacionados com a produção, até a execução de projetos de implantação de pomares. Junto com a equipe do Núcleo de Pesquisas Aplicadas em Abacateiros da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) de Piracicaba/SP, planeja e executa projetos de pesquisa aplicada relacionados com diversos manejos fitotécnicos das variedades brasileiras de abacate e da variedade ʻHassʼ.

JOSÉ OTÁVIO MENTEN

Professor Sênior da USP/ESALQ, membro do Comitê de Patologia de Sementes (COPASEM) da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES), Presidente do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), sócio da AGROPROTECT Consultoria em Defesa Vegetal e do Instituto Plant Care Pesquisas Agrícolas, Investidor e Advisor Técnico em Fitopatologia e Nematologia da Pragas.com Insumos Biológicos e Investidor e Advisor para Assuntos Regulatórios da Life Biological Control, membro do Conselho Superior do Agronegócio (COSAG/FIESP), Conselheiro do Clube de Campo de Piracicaba (CCP) e membro do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba). Engenheiro Agrônomo, Mestre em Fitopatologia, Doutor em Agronomia, Livre Docente em Proteção de Plantas, Pós-doutorado em Resistência e Epidemiologia (Holanda), Patologia de Sementes (Dinamarca) e Biotecnologia (Inglaterra). Realizou cursos de especialização sobre Cultura do Feijoeiro (Colômbia) e Melhoramento de Plantas (Áustria). Foi membro e Presidente do Conselho Curador da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ). Foi pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), da EMBRAPA, do CENA (USP) e do CNPq. Trabalhou no programa Feijão / Fitopatologia do CIAT/Colômbia e foi Perito Internacional da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) na Áustria e Venezuela. Foi Coordenador do Curso de Engenharia Agronômica da USP/ESALQ, representante da USP no CREA-SP, na Comissão de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária no Estado de São Paulo (CESESP) e no MAPA. Foi Professor da UNIMAR (Marília - SP) e da UNIPINHAL (Espírito Santo do Pinhal - SP), Bolsista da FAPESP, CAPES, British Council / Inglaterra e DANIDA/Dinamarca. É autor de 6 livros, 11 capítulos de livros, 173 artigos científicos e 99 artigos técnicos. Foi orientador de 17 estudantes de Doutorado, 29 de Mestrado, 19 de Especialização, 48 de iniciação científica e 23 de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Também foi Diretor Executivo da Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF). Em Piracicaba foi Vereador, Secretário da Agricultura, Secretário do Meio Ambiente e Diretor do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP).

SÉRGIO DONATO

Engenheiro Agrônomo (UFV, 1991), com Licenciado em Agricultura (UTFPR, 1997), Especialização, Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes (UFPel, 2004), Doutorado em Fitotecnia (UFV, 2007) e estágio de Pós-Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas (UFV, 2019). Tem 34 anos de experiência com bananicultura considerando produção, ensino, pesquisa e extensão. Foi Delegado Suplente (2010-2022), Titular (2022-2024) do Brasil na ACORBAT Internacional, Associação para Cooperação em Pesquisa e Desenvolvimento Integral das Musáceas e desde abril de 2024 integra o Comitê Diretivo da ACORBAT. É Professor Titular do Instituto Federal Baiano, onde atua como docente permanente do Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal no Semiárido da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e bolsista do CNPq. Atua como palestrante em eventos regionais, nacionais e internacionais.

RODRIGO M. BOARETTO

Pesquisador Científico do Instituto Agronômico (IAC). Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ/USP, Doutor em Ciências pelo CENA/USP, Pesquisador Visitante na University of California-Davis. Tem experiência nas áreas de Fertilidade do Solo e Nutrição Mineral de Plantas, atuando principalmente nos temas: citricultura, nutrição mineral, fertirrigação e adubação foliar. Publicando inúmeros artigos científicos na área e é um dos editores do Boletim 100: Recomendações de adubação e calagem para o Estado de São Paulo. Pesquisador Científico do Centro de Citricultura Sylvio Moreira - Instituto Agronômico (IAC). Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ/USP, Doutor em Ciências pelo CENA/USP, Pesquisador Visitante na University of California-Davis. Tem experiência nas áreas de Fertilidade do Solo e Nutrição Mineral de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: citricultura, nutrição mineral, absorção e mobilidade de nutriente, fertirrigação, adubação foliar e uso de isótopos. Orientador do Curso de Pós-Graduação em Agricultura Tropical e Subtropical do IAC. Já publicou mais de 60 artigos científicos, mais de 20 capítulos de livros e é um dos editores do Boletim 100: Recomendações de adubação e calagem para o Estado de São Paulo. Revisor de 10 periódicos. Assessor científico ad hoc da Fapesp e CNPq.

LUÍS HENRIQUE BASSOI

Engenheiro agrônomo (ESALQ / USP). Mestre em Agronomia / Irrigação e Drenagem (FCA / Unesp). Doutor em Ciências (CENA / USP). Pós-Doutorado no Hydrology Program (University of California, Davis, USA). Pesquisador da Embrapa Semiárido, em Petrolina, PE, entre 1994 e 2015, quando então passou a atuar na Embrapa Instrumentação, em São Carlos, SP. Membro do corpo docente e orientador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Faculdade de Ciências Agronômicas, Unesp, campus de Botucatu. Desenvolve trabalhos de pesquisa em física do solo, manejo de irrigação, fertirrigação, uso da água na agricultura e agricultura de precisão.

MESSIAS GONZAGA PEREIRA

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa -UFV (1979), mestrado em Genética e Melhoramento também pela UFV (1983) e doutorado em Plant Breeding - Iowa State University (1993). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e Sócio Proprietário da Empresa AGRO INNOVA ANÁLISES GENÉTICAS LTDA. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: melhoramento, mamoeiro, milho, feijão, soja, cacau, seleção recorrente e marcadores de DNA. É Pesquisador de Produtividade 1A do CNPq. Orientou 30 teses de doutorado, 15 dissertações de mestrado, 11 de Iniciação Científica e supervisionou 12 pós-doutores. Publicou 276 artigos científicos e é o autor principal de 21 híbridos de mamão, 06 híbridos de milho e duas variedades de feijão. É co-autor de variedades de soja, híbridos de milho-pipoca e variedade de maracujá. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas (2009-2011); Presidente do 6 Congresso Brasileiro de Melhoramento de Plantas - 2011; e Coordenador de Ciências Agrárias junto à FAPERJ (até setembro de 2024).

Grazielle Furtado Moreira

FG Consultoria Agrícola. Bióloga, Dra. Em Entomologia Agrícola. Bióloga e mestre em Entomologia pela Universidade Federal de Lavras, doutora em Entomologia Agrícola pela Unesp/FCAV. Foi coordenadora de produção e coordenadora de desenvolvimento de macrobiológicos na Promip. Professora substituta no IF Baiano e IF Espírito Santo e professora horista na UNASP/EC. Atualmente é proprietária e consultora em manejo integrado de pragas, com foco em monitoramento e controle biológico, principalmente nas culturas do abacate e café.

Ricardo Harakava

Pesquisador Científico, Laboratório de Biologia Molecular Aplicada, Instituto Biológico Biólogo (USP), mestrado em Microbiologia Agrícola (ESALQ-USP), PhD Plant Pathology (University of Florida) Áreas de atuação: Fitopatologia, Biologia Molecular, Controle Biológico

Sérgio Ituo Masunaga

Engenheiro Agrônomo, formado em julho de 1990, Fundação Pinhalense de Ensino. Estagio de 1 ano no Japão, ano de 2005, Produção de Uvas Finas, Frutas de Caroço, Dekopon. Estágio de 30 dias, Estação Experimental de Caqui no Japão em OUT 2012. Consultor em frutas de clima sub tropical e temperado.

Andreza Cerioni Belniaki

Engenheira Agrônoma e doutora em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente, é supervisora na Kolecti, onde lidera o desenvolvimento de tecnologias de Polinização Suplementar para espécies florestais, grandes culturas e fruticultura. Sua experiência inclui pesquisas e testes realizados em diversas espécies e estados do Brasil, além de capacitação com uma empresa suíça especializada em controle de qualidade de pólen. Andreza é membro do Comitê de Sementes Florestais da ABRATES (Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes) e autora de 12 artigos publicados na área de produção vegetal, além de comunicados técnicos e participações em diversos congressos.

Vitor Sawanaka Vital

Engenheiro Mecânico formado pela Universidade da Califórnia, Riverside. Atua como Coordenador de Tecnologia de Sensoriamento na Kolecti, onde lidera o desenvolvimento de mercado e a implementação do produto "Cartographer" da tecnologia australiana Green Atlas, em mais de 10 espécies frutícolas no Brasil.

Miguel Dita

É Engenheiro Agrônomo - Universidad Central de Las Villas, Cuba (1995); MSc em Biotecnologia Vegetal - Universidad Central de Las Villas, Cuba (1998); Doutor em Fitopatologia - Universidade Federal de Viçosa-Brasil (2003); Pós-Doutorado em Biotecnologia Vegetal, Instituto de Agricultura Sostenible (IAS-CSIC), Espanha (2004-2006); Pós-Doutorado em Fitopatología Molecular no Plant Research International, Holanda (2008-2009). Foi Pesquisador A da Embrapa Mandioca e Fruticultura desde o 2006 até 2020. Atuou como pesquisador e coordenador para América Latina e o Caribe do Programa Commodities Systems & Genetic Resources de Bioversity International (2010-2013). Atualmente é Pesquisador Sénior de Bioversity International, Lotado no Centro Internacional de Agricultura Tropical, - CIAT, em Cali, Colômbia. Tem experiência em Agricultura Tropical com ênfase em manejo de doenças de plantas. Suas áreas de interesse são: Saúde de plantas e do solo, Interação Planta-Microrganismos; Resistência a Doenças em Plantas, Manejo de Patógenos do Solo e Uso da Agrobiodiversidade para o Desenho e Manejo de Sistemas de Alimentares Sustentáveis.

Marlon Enrique López - int

Ph.D. in Plant Physiology Federal University of Lavras (UFLA), Lavras Minas Gerais Brazil from 2018 to 2021. M. Sc. inPlant Science (Plant Breeding) University Austral of Chile (UACh), Valdivia Región de Los Rios Chile from 2012 to 2014. BS in Agriculture National University of Agriculture (UNAG), Catacamas Olancho, Honduras, from 1996 to 1999. Scholarship of Honduran government for BS in Agriculture Thesis for library Scholarship of Chilean Government for M Sc in plants Thesis and peer-reviewed publication Scholarship fromthe Brazilian Government for a Ph.D. in Plant Physiology Thesis and three peer-reviewed publications. Scholarship of Norman E. Borlaug Program at the United States Department of Agriculture (USDA-ARS) from July to September 2015. The cacao germplasm collection of FHIA was characterized using SNP and SSR molecular markers. Was it possible to identify the genetic composition of each cacao clone according to the 10 cacao groups proposal? This information is relevant for cacao breeding focused on disease resistance, yield, and quality. Attendance at the9° Banana Congressof CORBANA (Corporación Bananera Nacional), Miami May, 23-26, 2023. 69th annual meeting of PCCMCA in Antigua Guatemala, June 27-30, 2023 Participation in the Argentinian Congress of Plant Physiology, Argentina 2021, online with a poster about the results of RNAseq analysis during coffee flowering time. XVII Spanish Portuguese Congress on Plant Biology, Universidad de Vigo, España 2021 (BP2021), online participation with a poster about the hormonal regulation of coffee flowering time. International symposium on cacao research, Lima Perú 2017, only attendance meeting Workshop in the evaluation of cadmium content in cacao, Zurich Suiza, 2017. Only attendance meeting. Frontiers of cocoa science and technology for cocoa's quality, productivity, and sustainability, Pennsylvania State EUA, 2016. Participation as speaker. III Meeting of Latin American cacao breeders in Guayaquil, Ecuador, 2016. Only attendance meeting. A meeting of Latin American cacao breeders in Turrialba, Costa Rica, in 2016 59th annual meeting of PCCMCA of Central America in Managua, Nicaragua, 2014. Participation as a speaker Participated in the 59th annual Congress of Plant Pathology 2013 in Viña del Mar, Chile, with a poster about identifying resistance genes for viruses and nematodes in potatoes.

Rafaela de Aquino Souza Miskinis

Resumo Curricular Graduada em Tecnologia em Alimentos pelo Instituto Federal do Sertão Pernambucano, possui especialização pela Universidade Federal de Pelotas e mestrado pela Universidade Federal do Ceará, onde desenvolveu pesquisas sobre biocompostos e processos biotecnológicos em produtos de origem vegetal. Atualmente, Rafaela exerce o cargo de Pesquisadora na Niagro Nichirei Agrícola do Brasil, com foco no desenvolvimento de pesquisas para o processamento de acerola no Vale do São Francisco. Ao longo de sua trajetória, desempenhou funções acadêmicas no Instituto Federal do Sertão Pernambucano, liderou projetos de desenvolvimento tecnológico e contribuiu para a literatura acadêmica com artigos científicos publicados em periódicos internacionais e livros na área de ciência de alimentos. Destaca-se também por suas competências em liderança, inovação e registro de patentes, adquiridas por meio de um contínuo investimento em aprimoramento profissional, incluindo cursos de excelência em áreas como Microencapsulação e Liderança de Alta Performance.

Henrique Belmonte Petry

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012) e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, na Estação Experimental de Urussanga, líder de projetos na cultura do maracujazeiro para o Estado de Santa Catarina. Professor de Fruticultura no curso de agronomia da Febave - SC. Foi Presidente do XXVII Congresso Brasileiro de Fruticultura, em Florianópolis, 2022 e presidente da Sociedade Brasileira de Fruticultura desde 2022

SANDRO BONOW

Engenheiro Agrônomo formado na Universidade Federal de Pelotas - UFPEL (1996), Mestre em Ciências pela UFPEL (1999) e Doutor em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) - MG, sendo parte na Wageningen University, Holanda (2004). Participou de diversos treinamentos: Universidade de Humboldt (Alemanha), Michigan State University (Estados Unidos) e Rural Development Administration - RDA (Coréia do Sul). É Pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e líder do Programa de Melhoramento Genético de Morangueiro da Embrapa, o qual possui abrangência nacional. Concentra suas ações de pesquisa no desenvolvimento de novas cultivares de morangueiro.

Carlos Roberto Martins

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1998). Possui mestrado e doutorado em Agronomia - Área de concentração em Fruticultura de Clima Temperado pela Universidade Federal de Pelotas (2001) e (2004). Possui pós-doutorado em Vitivinicultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atuou como professor Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Universidade da Região da Campanha. Na PUCRS, foi coordenador do curso de agronomia e Editor Chefe da Revista da Faculdade de Zootecnia, Veterinária e Agronomia da PUCRS de 2005 a 2010. Atuou como Conselheiro da Câmara de Agronomia da CREA-RS e presidiu a Associação de Engenheiros Agrônomos de Uruguaiana-RS de 2008-2010. Foi Pesquisador A da área de fruticultura tropical na Embrapa Tabuleiros Costeiros de 2010 a 2014. Atua também como professor e orientador do programa de pós-graduação em Agronomia, área da Fruticultura de Clima Temperado da Universidade Federal de Pelotas, com disciplina de Fruticultura Sustentável e Pecanicultura. Atua como editor da Revista Brasileira de Fruticultura; Scientia Plena e Agrociencia Uruguay. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Sistemas de Produção Sustentáveis, Fitotecnia especialmente na área de Fruticultura atuando principalmente em Pecanicultura e Fruticultura Orgânica. Atualmente é Pesquisador A da Embrapa Clima Temperado, Professor em fruticultura do PPGA/UFPEL e bolsista em produtividade do CNPq.

GEORGE ANDRADE SODRÉ

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia e em Formação Especial de Ensino das Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Mestrado em Solos e Nutrição Mineral de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa e Doutorado em Produção Vegetal pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias FCAV/Unesp/Jaboticabal-SP. Aposentado como Auditor Fiscal Agropecuário do MAPA/ Ceplac onde atuou de 1986 a 2020. Atualmente é Professor Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz - Uesc/ Ilhéus-BA e Professor do Programa de Pós Graduação em Produção Vegetal. Tem experiência na área de Agronomia, sobretudo nos seguintes temas: Substratos para plantas, Fertilidade do solo e Cultivo do cacaueiro.

Luís Henrique Bassoi

Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ / USP, Mestre em Agronomia / Irrigação e Drenagem pela FCA / UNESP Botucatu, Doutor em Ciências pelo CENA / USP, Realizou o pós-doutorado na University of California, Davis, USA. Entre 1994 e 2015, foi pesquisador da Embrapa Semiárido, em Petrolina - PE, e a partir de 2015, é pesquisador na Embrapa Instrumentação, em São Carlos - SP. Desenvolve pesquisas nas áreas física do solo, manejo de irrigação, fertirrigação, uso da água na agricultura e agricultura de precisão e digital. Membro do corpo docente e orientador de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da Faculdade de Ciências Agronômicas UNESP Botucatu.

Jackson Mirellys Azevedo Sousa

Engenheiro Agrônomo (2011) formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Campus Serra Talhada (UAST). É mestre (2014) e doutor (2017) em Agronomia, com ênfase em Horticultura, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Botucatu. Desde 2021 integra o corpo docente do Departamento de Agronomia (DAA) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Campus Viçosa, onde atua na área de Fisiologia da Produção de Plantas Frutíferas Tropicais e Subtropicais. Leciona disciplinas sobre o cultivo de diversas frutíferas, como bananeira, pitayeira, lichieira, goiabeira e caquizeiro, para cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente, é coordenador do Laboratório de Análise de Frutas e gestor da Unidade de Pesquisa, Ensino e Extensão (UEPE) em Fruticultura da UFV/DAA. Desde agosto de 2024 é representante da cultura da lichieira no grupo de Coordenadores dos Comitês de Culturas com Suporte Fitossanitário Insuficiente (CSFI – Minor Crops Brasil).

Carlos Eduardo Magalhães dos Santos

É professor do Departamento de Agronomia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com destacada atuação na área de Melhoramento e Produção de Fruteiras Tropicais. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003), mestrado e doutorado em Fitotecnia e Genética e Melhoramento, respectivamente, pela UFV. Nos últimos anos, tem direcionado parte expressiva de suas atividades acadêmicas e de pesquisa ao estudo da cultura do abacateiro, especialmente na região do Alto Paranaíba/MG, onde atua há mais de 10 anos no desenvolvimento de tecnologias voltadas à produção e manejo da cultura. Esse trabalho resultou na formação de diversos mestres e doutores, além da publicação de teses, contribuindo para o avanço técnico e científico da cultura em ambientes tropicais.

Francislene Angelotti

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2002), mestrado e doutora em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá. Desde 2006 é pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, atuando no Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semiárido (CPATSA) (Embrapa Semiárido). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Mudanças climáticas, atuando principalmente principalmente na avaliação dos impactos das mudanças climáticas sobre os cultivos e a ocorrência de problemas fitossanitários. Atua também na adoção de medidas de adaptação por meio da seleção de cultivares tolerantes à estresses abióticos e bióticos e práticas de manejo. Participa como membro do grupo de trabalho da Embrapa no Programa ABC+ e na Plataforma Carbono. Representante da América Latina e Caribe na preparação do documento "Scientific review of the impact of climate change on plant pests". Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade de Pernambuco.

Jeanne Scardini Marinho-Prado

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestrado e doutorado em Entomologia por esta mesma instituição. Realizou pós-doutorado do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e atualmente trabalha como pesquisadora na Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), atuando principalmente nos seguintes temas: manejo integrado de pragas, controle biológico, defesa fitossanitária e pragas quarentenárias. É coautora do sistema InsetoNutWeb, desenvolvido para apoiar produtores, pesquisadores e políticas públicas nacionais para a identificação de espécies de insetos e ácaros presentes em áreas produtoras de macadâmia do país, bem como de pragas de macadâmia no exterior.

Luiza Rocha Ribeiro Calixtro

Eng.ª Agrônoma formada na UFMT, mestre em Horticultura pela UNESP-Botucatu. Extensionista Rural no IDR-Paraná, unidade municipal de Carlópolis-PR.

Gerardo Sánchez, PhD

Biotechnologist and Principal Researcher at INTA Argentina, Dr. Sánchez specializes in fruit breeding, genomics, and the integration of artificial intelligence (AI) in agriculture. He holds a PhD in Biotechnology from the Polytechnic University of Valencia, Spain, with expertise in QTL mapping and fruit quality traits. Dr. Sánchez leads applied research on climate-resilient peach breeding through advanced genomic tools, simulation of crossing strategies, and machine learning models for phenotype prediction. He founded a biotech startup that combines AI and plant breeding to accelerate the development of new cultivars adapted to climate change. His work has been internationally recognized, including awards at the PAG USA and Asia and multiple distinctions for his contributions to climate-smart fruit crops. He has authored over 80 scientific contributions, including peer-reviewed publications and presentations at national and international conferences. His work led to several innovations in AI-driven image-based phenotyping and the development of new peach varieties. Dr. Sánchez also serves as an advisor to public and private institutions on the strategic adoption of artificial intelligence in agriculture and biotechnology.

José Aires Ventura

É pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural, com Mestrado e Doutorado em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa, e pesquisador de Produtividade do CNPq (PQ-1D), com experiência em estudos de fitopatologia e manejo sustentável de doenças de plantas tropicais. É líder do grupo de pesquisa "Proteção de Plantas” do CNPq na área de Ciências Agrárias. Atua na área de Fitopatologia e Biotecnologia com foco na fruticultura tropical. Foi gerente do laboratório de Fitopatologia do Incaper, Chefe de Departamento de Planejamento, Diretor Técnico da instituição e chefe da área de pesquisa. É professor permanente e orientador nos programas de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Biotecnologia e em Produção Vegetal da Universidade Federal do Espírito Santo-UFES e do programa de Doutorado em Biotecnologia da RENORBIO. Recebeu 29 prêmios e/ou homenagens, com destaque para o Prêmio Frederico de Meneses Veiga, da Embrapa. Possui parcerias nacionais e internacionais. Colabora com professores e pesquisadores da UFRJ, UFV, USP, Ufes, Embrapa, UENF e Ifes. É consultor ad hoc junto a várias instituições de ensino, pesquisa e fomento e membro titular da Academia Brasileira de Ciência Agronômica (ABCA).

Jorge de Souza

Engenheiro Agrônomo (ESALQ 1979) Especialista em Estratégia de Negócios (FEA-USP-RP) Foi produtor de frutas e Presidente da Cooperativa Frutvale (Janaúba-MG) Foi Presidente da ABANORTE – MG Atual Gerente Técnico & Projetos da ABRAFRUTAS

OSVALDO KIYOSHI YAMANISHI

Estuda fruteiras de grande potencial exóticas para o Brasil como a lichia, abacate Hass e mirtilo, sem requerimento de frio, que graças ao trabalho de P&D iniciado na UnB, em 2016, o seu cultivo comercial se tornou uma realidade no centro oeste e nordeste brasileiro. Tem experiência no sistema de produção integrado de frutas - PIF onde coordenou a produção integrada de mamão – unidade Bahiada qual foi o mentor e responsável pela publicação das normas da PI-Campo e PI-Packinghouse e entregou a gestão em 2004 para a Embrapa Cruz das Almas. A partir de 2000 coordenou junto ao MAPA a Análise de Risco de Pragas para introdução de novas variedade de lichia da Austrália que culminou com a publicação da IN 63 publicada no DOU em 2 de setembro de 2004 regulamentando a importação de alporques de lichia da Austrália. Em 2004 coordenou o 3rd InternationalSymposiumon Tropical and Subtropical Fruits sob os auspícious da ISHS - International Society ofHorticultural Science em Fortaleza-CE e o FirstInternationalSeminaronLychee in Brazil realizado em Limeira-SP. Foi vice-presidente da SBF no período de 2002 a 2006 na gestão do saudoso Prof. José Carlos Fachinello.

JOSÉ LOURENÇO PECHTOLL

Estuda fruteiras de grande potencial exóticas para o Brasil como a lichia, abacate Hass e mirtilo, sem requerimento de frio, que graças ao trabalho de P&D iniciado na UnB, em 2016, o seu cultivo comercial se tornou uma realidade no centro oeste e nordeste brasileiro. Tem experiência no sistema de produção integrado de frutas - PIF onde coordenou a produção integrada de mamão – unidade Bahiada qual foi o mentor e responsável pela publicação das normas da PI-Campo e PI-Packinghouse e entregou a gestão em 2004 para a Embrapa Cruz das Almas. A partir de 2000 coordenou junto ao MAPA a Análise de Risco de Pragas para introdução de novas variedade de lichia da Austrália que culminou com a publicação da IN 63 publicada no DOU em 2 de setembro de 2004 regulamentando a importação de alporques de lichia da Austrália. Em 2004 coordenou o 3rd InternationalSymposiumon Tropical and Subtropical Fruits sob os auspícious da ISHS - International Society ofHorticultural Science em Fortaleza-CE e o FirstInternationalSeminaronLychee in Brazil realizado em Limeira-SP. Foi vice-presidente da SBF no período de 2002 a 2006 na gestão do saudoso Prof. José Carlos Fachinello.

ANTONIO JULIANO AYRES

Diretor Executivo do Fundecitrus (Fundo de Defesa da Citricultura), e está na empresa desde 1997. O Fundecitrus é uma importante associação mantida pela citricultura e indústria do Estado de São Paulo, Brasil, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da citricultura brasileira por meio da pesquisa e desenvolvimento de novas práticas contra pragas e doenças. Possui Graduação e Mestrado em Agronomia pela Universidade de São Paulo, FCAV-UNESP/Jaboticabal, MBA e Mestrado em Citricultura pela Universidade Politécnica de Valência, Espanha.

CAMILA RIBEIRO DE SOUZA GRZYBOWSKI

é Engenheira Agrônoma, formada pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2010). Possui Mestrado (2012) e Doutorado (2016) em Agronomia - Produção Vegetal pela UFPR, com ênfase em Produção e Tecnologia de Sementes de grandes culturas e espécies florestais nativas. Obteve o título de Engenheira de Segurança do Trabalho pela Faculdade Anhanguera de Jundiaí (2018). É fiscal agropecuária da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo há 7 anos, sempre atuando na área de fiscalização do uso e comercialização dos agrotóxicos e afins de uso agrícola. Atualmente é responsável pela Coordenação do Programa Estadual de Análise de Resíduos de Agrotóxicos e Afins de uso agrícola em Produtos de Origem Vegetal (PEARA-POV).

APOIADORES

Contato Para Dúvidas

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30. Retorno em até 48hrs (exceto finais de semana e feriados).

Patrocínios/Comercial

GERENCIAMENTO