Você conhece a importância do Vale do São Francisco para a viticultura brasileira? O Rio Grande do Sul é o maior produtor de uva do Brasil com 154.6% da produção vitícola nacional de acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
A região que acompanha o rio São Francisco pelos estados de Bahia e Pernambuco é responsável por mais da metade da exportação do fruto para outros países!
O Vale do São Francisco exportou, em 2022, US$ 108 milhões da fruta para outros países, especialmente, para a União Europeia, o que representa uma movimentação de mais de R$ 531,6 milhões. Grande parte desta uva é destinada à produção de vinhos e sucos industrializados ou artesanais.
Segundo a Abrafrutas, 95% de toda a uva de mesa exportada pelo Brasil sai do Vale do São Francisco. Em 2023, Estados Unidos (44,46%), Holanda (24,79%), Reino Unido (16,53%) e Espanha (5,61%) foram os principais consumidores das remessas brasileiras.
Saiba mais sobre a uva e outros frutos no XXVIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, junto ao V Encontro Nacional de Olivicultura, em Pelotas, de 6 a 10 de novembro!