A UFPel (Universidade Federal de Pelotas), em conjunto com Embrapa Clima Temperado, UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa) e IFSUL (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense), organizará o XXVIII Congresso Brasileiro de Fruticultura, a ser realizado entre os dias 06 a 10 de novembro de 2023, em Pelotas – RS. O evento terá como tema central a tecnologia e a sustentabilidade na produção de frutas.
O evento será promovido pela Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF). Fundada em 1970, a SBF é uma sociedade científica sem fins lucrativos que tem como principal missão apoiar o desenvolvimento da fruticultura nacional e propor medidas em defesa do setor, contribuindo com o fortalecimento do segmento. A SBF congrega atualmente mais de 1000 associados e publica periodicamente sua revista científica, a Revista Brasileira de Fruticultura (RBF), de alto impacto na ciência nacional.
Buscando alcançar seus objetivos principais, a SBF promove a cada dois anos o maior e mais tradicional evento técnico-científico desta área no Brasil: o Congresso Brasileiro de Fruticultura (CBF). Desde a sua primeira edição realizada em Campinas em 1971, reúne um número expressivo de profissionais de pesquisa, ensino e extensão, produtores, empresários e empresas públicas e privadas direta e indiretamente interessadas neste setor do agronegócio brasileiro, que vem se transformando numa das principais fontes de renda do país. Durante estes 53 anos de história da SBF e do CBF, Pelotas será a cidade escolhida para sediar pela segunda vez este evento, já que no ano de 1979 ela sediou na cidade o V Congresso Brasileiro de Fruticultura.
O ano de 2023, marcará também o aniversário de 140 anos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, da Universidade Federal de Pelotas, que já formou mais de 7 mil Engenheiros Agrônomos, os quais trabalham em diversas áreas do setor, como educação, pesquisa e assistência técnica.
Durante o evento, por meio de uma exposição, conferências, palestras, mesas-redondas, minicursos, visitas técnicas e apresentação de trabalhos científicos, serão divulgados e discutidos temas relevantes para a fruticultura gaúcha e brasileira, proporcionando o intercâmbio de importantes informações entre os agentes envolvidos, tais como pesquisadores, professores, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação, produtores e técnicos de empresas públicas, privadas e outras instituições que trabalham para o desenvolvimento do setor.
Durante o evento receberemos diversas startups, previamente selecionadas dentre as startups que desenvolvem projetos destinadas a atender demandas do setor, sendo concedido o Prêmio Professor José Carlos Fachinello a startup que mais se destacou durante a realização deste evento.
Na ocasião, será realizada a entrega do Prêmio Jovem Cientista, a ser concedido ao melhor trabalho de iniciação científica e às melhores teses de mestrado e doutorado, desenvolvidos na área de fruticultura nos últimos 5 anos. Tal premiação tem por objetivo incentivar jovens pesquisadores, além de destacar a importância deste evento como fórum de formação, discussão e divulgação de tecnologias desenvolvidas para fortalecer a fruticultura brasileira.
Contamos com sua participação para juntos realizarmos um Congresso que supere as expectativas de todo este importante setor da agricultura brasileira.
De segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30.
Retorno em até 48hrs (exceto finais de semana e feriados).