2023
Submissão de trabalhos
Divulgação dos trabalhos aprovados
Prazo para correção dos trabalhos
Apresentação oral
– Não é necessário envio do slide da apresentação antecipadamente.
– O slide da apresentação deve ser levado diretamente na sala da atividade 15 minutos antes do inicio da apresentação.
– Autores com trabalho aceitos nesta modalidade também podem expor seu trabalho como pôster, é opcional. Caso exposto, é fornecido certificado tanto para apresentação oral quanto para pôster.
– O tempo de apresentação deverá ser de até 15 minutos.
Pôster
– Os pôsteres ficarão expostos durante todos os dias do Congresso.
– Não é necessário envio do pôster no formato digital antecipadamente.
– A impressão e fixação dos pôsteres fica sob responsabilidade do(s) autor(es).
– A localização do pôster (N° de referencia do painel onde deverá ser pendurado) esta disponível na lista de pôsteres aprovados.
– O tamanho do pôster deverá ser de 90 cm de largura x 1,20 cm de altura.
– A Comissão Científica do XXVIII Congresso Brasileiro De Fruticultura e a secretaria do congresso não se responsabilizam por pôsteres não retirados dos painéis após o término do Congresso.
Correção solicitada:
– As correções solicitadas pela comissão de avaliação podem ser efetuadas até dia 01/11/23.
– As correções não implicam no aceite para apresentação do trabalho, somente na publicação posterior ao Congresso.
Os resumos devem ser submetidos através do formulário on-line acessado via área do congressista, após a inscrição no evento. O sistema lhe informará como inscrever corretamente o resumo, seguindo todos os campos a serem preenchidos.
Confiram o trabalho e as informações solicitadas antes do envio final para evitar erros. Não serão aceitos ajustes no resumo e inclusão de autores após o término das avaliações.
Os trabalhos serão avaliados por uma equipe de consultores ad hoc, que emitirão pareceres quanto ao aceite final.
Poderão ser submetidos até dois trabalhos por inscrição.
A Comissão Científica somente aceitará trabalhos com até oito autores. Cada inscrição dá direito à submissão de dois Resumos Expandidos, sendo feita por um dos autores do referido trabalho. Durante o processo de submissão, os autores deverão indicar a forma preferida de apresentação do trabalho, oral ou pôster. À Comissão Científica caberá a decisão final da forma de apresentação.
A Organização do Congresso não se responsabiliza por qualquer falha de comunicação no envio.
Os Resumos Expandidos serão disponibilizados para os congressistas na forma de Anais do XXVIII Congresso Brasileiro de Fruticultura. A publicação dos mesmos será realizada da forma em que for enviada pelos autores. Ao enviar um resumo, o autor estará confirmando que todos os co-autores concordaram com esse envio.
O resumo expandido deverá incluir obrigatoriamente título do trabalho (tamanho máximo de 100 caracteres); autores e filiação institucional de cada autor.
Somente serão aceitos trabalhos cujo primeiro autor esteja quite com o evento na data limite de pagamento dos autores. A apresentação/exposição do trabalho pode ser realizada por um dos coautores caso tenham efetuado o pagamento da inscrição.
Observação: não serão aceitos trabalhos de revisão bibliográfica.
O RESUMO poderá ser enviado em português, espanhol, italiano ou inglês e deverá ser submetido eletronicamente, utilizando o Formulário de Submissão de Resumo (via site), seguindo as seguintes orientações: Os Resumos Expandidos podem ser elaborados e submetidos através do sistema. As tabelas e figuras deverão estar inseridas no corpo do texto e apresentadas após sua citação, conforme as normas da ABNT (vide modelo anexo).
Clique aqui para baixar o modelo de submissão.
Somente serão aceitos trabalhos com no máximo 4 páginas, escritos em tamanho A4 (210 mm x 297 mm), espaçamento simples e fonte Times New Roman 12. O texto deve ser escrito corrido, numerando as páginas na margem direita inferior, com separação apenas entre os itens (TÍTULO, AUTORES, INTRODUÇÃO, MATERIAL E MÉTODOS, RESULTADOS E DISCUSSÃO, CONCLUSÕES, AGRADECIMENTOS E REFERÊNCIAS).
O TÍTULO do trabalho e os tópicos INTRODUÇÃO, MATERIAL E MÉTODOS, RESULTADOS E DISCUSSÃO, CONCLUSÕES, AGRADECIMENTOS (opcional) e REFERÊNCIAS devem ser escritos em letras maiúsculas e em negrito.
Os nomes dos AUTORES devem ser escritos sem abreviações, centralizados na página, separados por ponto e vírgula, notas de rodapé identificando a instituição de cada autor e endereço eletrônico de todos os autores.
Sublinhar o nome do autor que realizará a apresentação do trabalho durante o Congresso. Caso o apresentador não seja o autor que efetuou a submissão do trabalho, o mesmo também deverá estar inscrito no evento, com pagamento efetuado.
As notas de rodapé serão escritas em fonte Times New Roman, tamanho 10.
As citações dos autores no texto devem ser feitas com letras minúsculas quando fora dos parênteses, separando dois autores por “e”. Quando dentro dos parênteses, as citações devem ser em letras MAIÚSCULAS, separando dois autores por ponto e vírgula. Quando mais de dois autores, citar o primeiro seguido de “et al.” (não usar “itálico”).
As REFERÊNCIAS deverão ser formatadas conforme “Normas para referências (ABNT NBR 6023, Ago. 2002)”, abaixo.
A não observância dos critérios estabelecidos impedirá a aceitação do Resumo.
As referências bibliográficas no fim do texto deverão ser apresentadas em ordem alfabética nos seguintes formatos:
Artigo de periódico
AUTOR (es). Título do artigo. Título do periódico, local de publicação, v., n., p., ano.
Artigo de periódico em meio eletrônico
AUTOR(es). Título do artigo. Título do Periódico, cidade, v., n., p., ano. Disponível em: . Acesso em: dia mês (abreviado). Ano.
AUTOR(es). Título do artigo. Título do Periódico, local de publicação, v., n., p., ano. CD-ROM.
Livro
AUTOR(es). Título: subtítulo. edição (abreviada). Local: Editora, ano. p. (total ou parcial).
Capítulo de livro
AUTOR. Título do capítulo. In: AUTOR do livro. Título: subtítulo. Edição (abreviada). Local: Editora, ano. p. inicial – final.
Livro em meio eletrônico
AUTOR(es). Título. Edição (abreviada). Local: Editora, ano. p. (total ou parcial). Disponível em: . Acesso em: dia mês (abreviado). Ano.
AUTOR (es). Título. Edição (abreviada). Local: Editora, ano. p. CD-ROM.
Eventos
AUTOR. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, numeração, ano, local de realização. Título… Local de publicação: editora, ano de publicação. p.
Eventos em meio eletrônico
AUTOR. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, numeração, ano, local de realização. Título… Local de publicação: Editora, data de publicação. Disponível em: . Acesso em: dia mês (abreviado). ano.
AUTOR. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, numeração, ano, local de realização. Título… Local de publicação: Editora, ano de publicação. CD-ROM.
Teses, dissertações e trabalhos de graduação
AUTOR. Título. Número de folhas ou volumes. Categoria da Tese (Grau e área de concentração) – Nome da faculdade, Universidade, local, ano.
As tabelas e figuras deverão ser inseridas no texto e constar logo após a citação.
Tabelas – Fonte: Times New Roman, tamanho 12; parágrafo/espaçamento simples; largura da tabela em 17 cm (com orientação da página em retrato) ou 25,7 cm (com orientação da página em paisagem). Não devem ser utilizadas as linhas verticais. Usar linhas horizontais apenas para a separação do cabeçalho e final das mesmas, evitando o uso de linhas duplas.
Figuras – As legendas deverão ser autoexplicativas e concisas. As legendas, símbolos, equações, etc. deverão ter tamanho que permita perfeita legibilidade; a chave das convenções adotadas deverá ser incluída na área da figura; a colocação de título na figura deverá ser evitada, se este puder fazer parte da legenda.
Gráficos – Fonte: Times New Roman, tamanho 12; parágrafo/espaçamento simples; largura máxima da figura em 17 cm (com orientação da página em retrato) ou 25,7 cm (com orientação da página em paisagem).
Fotos – Todas as fotos deverão estar com 300 dpi de resolução em arquivo na extensão: jpg, jpeg, tif ou gif.
Figuras ou imagens geradas por outros programas – As imagens geradas devem estar com 300 dpi de resolução, em no máximo 17 cm (com orientação da página em retrato) ou 25,7 cm (com orientação da página em paisagem).
O tamanho do pôster deverá ser de 90 cm de largura x 1,20 cm de altura. A impressão e fixação dos pôsteres fica sob responsabilidade do(s) autor(es).
O pôster deve ser redigido preferencialmente em português e deve ser dividido em:
1. Título, autores e instituições
2. Introdução e objetivos
3. Materiais e Métodos
4. Resultados
5. Discussão e conclusão
6. Referências bibliográficas
7. Agradecimentos
Exposição de pôsteres
A localização do pôster (N° de referencia do painel onde deverá ser pendurado) ficará disponível na lista de trabalhos aprovado do site a partir do dia 25/10.
A Comissão Científica do XXVIII Congresso Brasileiro De Fruticultura e a secretaria do congresso não se responsabilizam por pôsteres não retirados dos painéis após o término do Congresso. A responsabilidade pela segurança e possíveis danos ao pôster, é única e exclusiva do autor.
A apresentação oral deverá ser editada através do software PowerPoint® ou compatível. Recomenda-se que o autor teste a apresentação e traga o arquivo gravado em pelo menos duas mídias diferentes.
Os trabalhos serão analisados e julgados segundo os seguintes critérios: a originalidade; a metodologia; a apresentação; a objetividade; a organização; referências bibliográficas;
A infra-estrutura disponível para a apresentação será: um computador, projetor multimídia e tela para projeção; outros equipamentos ou ferramentas deverão ser trazidos pelo apresentador.
De segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h30.
Retorno em até 48hrs (exceto finais de semana e feriados).